eacdn

<
>

Thiago Marreta relembra passado como 'ajudante' de Yoel Romero, seu próximo rival: 'Temos uma relação amigável'

Thiago Marreta durante o UFC 239 Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC

Em pouco mais de duas semanas, Thiago MarretaeYoel Romero se enfrentarão no supercard promovido pela parceria entre BellatorePFL. Mas se engana quem pensa que o combate marca a primeira vez em que os caminhos dos dois competidores se cruzaram. Conforme revelou em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o brasileiro possui um histórico de treinos e parceria com o veterano cubano, dos tempos em que ambos ainda competiam no UFC.

À época, Marreta ainda dava seus primeiros passos na organização, na divisão dos pesos-médios (84 kg), enquanto Romero já despontava como uma das grandes estrelas da liga presidida por Dana White. O cubano, inclusive, liderou dois cards do UFC em que o brasileiro também competiu em duelos preliminares, em 2015e2017. Sendo assim, nos treinos da American Top Team, existia uma hierarquia natural e Thiago atuava como uma espécie de ajudante de Yoel, quando o wrestler se preparava para encarar um especialista na trocação.

“Quando eu vim aqui para a American Top Team pela primeira vez ele ainda treinava aqui, mas depois ele abriu a própria academia dele, uma filial da ATT que fica em Miami. Estive lá várias vezes ajudando ele em alguns camps, treinamos juntos anos atrás e temos uma relação amigável. A gente treinou juntos há uns seis, sete anos, assim que entrei no UFC. Ele já era uma estrela. Chegamos a lutar no mesmo evento, eu fazendo a primeira luta e ele fazendo a luta principal. Eu era o ajudante dele, assim. Quando ele ia lutar com um striker, eu ajudava ele (…) Claro que dá para tirar algumas coisas (desses treinos para a luta)”, relembrou Marreta.

Confronto de estilos

Com a experiência de quem já dividiu os tatames com Romero em algumas oportunidades, Thiago projeta um clássico confronto de estilos opostos no octógono. Sendo assim, o brasileiro – que possui como carro-chefe a trocação e a luta em pé – indica que o competidor que conseguir manter o duelo no seu respectivo setor, tende a levar vantagem. Apesar de perigoso em pé, o Soldado de Deus tem base no wrestling – modalidade em que foi medalhista olímpico de prata, em 2000.

“Muito feliz em estar nesse primeiro evento do ano: PFL vs Bellator, campeões contra campeões. Lutar contra o Yoel Romero, que é uma lenda do esporte. Um desafiante ao título, assim como eu. É uma luta que me deixa animado e tenho certeza que o público também gostou muito desse casamento. (…) Não tem mistério. Ele é um wrestler olímpico. Não vou ficar trocando wrestling com ele, todo mundo sabe que sou striker, gosto de manter a luta em pé. Ele gosta de trocar também, mas tem esse diferencial, o wrestling, é um atleta olímpico. Cada um vai tentar levar a luta onde é melhor para si”, explicou Thiago.

Ex-parceiros de treinos, Romero e Marreta mediram forças no dia 24 de fevereiro, na Arábia Saudita. O megaevento também conta com disputas entre campeões da PFL e Bellator, com destaque para Renan Problema vs Ryan Bader e Patrício Pitbull vs Jesus Pinedo.

eacdn Mapa do site